segunda-feira, 14 de julho de 2008

O encontro das Feras! Kleber Caramelo entrevista Gilberto o top 300kg Brasileiro!!






1- Quem foi o seu maior incentivador a começar a competir, e quem lhe incentiva agora?

Meu grande e primeiro incentivador, foi o atleta Carlos Santos, que treinava com o Vilmar Oliveira, e por acaso veio morar em uma cidade perto da minha (Canela – RS), e achou que eu tinha um grande potencial para o esporte.
Meus maiores incentivadores hoje são a minha família, o Kleber Caramello, que me ajuda tanto com os treinamentos quanto com as camisas que eu uso, e a Prefeitura Municipal de Três Coroas que me ajuda com passagens aéreas e premiações nas minhas competições.


2-Quais foram seus principais títulos e a maior marca levantada?

Praticamente competi em todas as federações existentes no Brasil (CONBRAFA, WABDL, WNPF e IPF) e nestas ganhei vários títulos, entre eles o Bi-campeonato mundial de supino da CONBRAFA, o Campeonato Brasil X USA na WNPF e o Tetra –campeonato Sul-americano de supino pela WABDL.
Minha maior marca foi 301 kg, no ano de 2007, quando me transformei no maior supino do Brasil e da América do Sul de todos os tempos, ainda na categoria Junior pesando 117 kg, e tanto pra mim quanto pra outros atletas de ponta hoje, o que mais interessa é a marca alcançada e não o titulo que a competição pode lhe proporcionar.


3-Que técnicas de treinamento você emprega a sua preparação, e como é dividido seu treino competitivo?

Logo quando comecei a competir, era tudo muito precário, pois não tinha nem conhecimento de técnicas e nem contato com os competidores de elite (que é um pessoal muito fechado pra passar técnicas aos novatos!), mas com o passar do tempo a minha credibilidade dentro do esporte foi crescendo, e as portas começaram a se abrir e foi justamente quando aprendi a periodizar meus treinos visando competições especificas ate mudar totalmente minha técnica pra o estilo Metal Militia (treinamento utilizado pela elite do supino mundial atualmente), e foi isso que me ajudou a ultrapassar a marca dos 300 kg.
Meu treino especifico pra competição é feito nas terças e nas sextas feiras: as terças faço treino com os boards baixos (numero 3 e 4 ) e um ou dois exercícios auxiliares de peito com baixas repetições (no maximo 4) junto com o treino de tríceps, já na sexta feira faço boards altos (numero 5 e 6 ) e gaiola somente pra ganhar encaixe e equilíbrio com pesos altíssimos.


4- Há quanto tempo compete, e somente no supino ou no básico completo?

Estou competindo desde 2003 e a minha primeira competição foi na cidade de Canela – RS aonde fiz 142 kg e fui campeão, e já competi no básico algum tempo, em 2004 e 2005 e fui muito bem por sinal com marcar expressivas na categoria ate 90 kg (fui bi-campeão gaúcho Junior de básico pela IPF na época) e depois disso só fui crescendo e crescendo e somente me interessando pelo supino por ver uma maior disputa nele em relação ao agachamento e ao terra.
Meu agachamento na academia é muito bom mesmo sem equipamento (310 a 320 kg) assim como o meu terra, mas a minha praia é mesmo o supino.


5-Você tem a esperança de maior incentivo governamental ao nosso esporte ainda pouco difundido em nosso país?

Uma coisa é certa e visível, que é o crescimento do esporte no nosso pais, ano a ano com o maior numero de competidores e competições, e isso se deve muito a oportunidade de divulgação feita nas revistas, sites e outros meios de comunicação.
Quanto aos incentivos governamentais, a maior conquista é a bolsa atleta do governo federal, ainda mais agora que todas as federações estão cadastradas e os bons atletas ficam com maior chances de pleitear esse beneficio.
Espero que esse ano eu seja um dos beneficiados! (risos)


6-E sua alimentação, segue algum tipo de dieta especifica?

Não sigo uma alimentação especifica, como de tudo, não me preocupo com o peso que vou estar nas competições, normalmente quem se preocupa com isso são os meus adversários.(risos)


7- Suplementos quais são os essenciais para você? O que não pode faltar?

Sempre tomo whey protein (3 vezes ao dia) , malto ou dextrose antes e durante o treino, creatina e raramente algum hipercalorico.
Tomo somente de marcas nacionais devido aos preços altos, e como na minha cidade não tem loja de suplemento busco tudo em Porto Alegre uma vez por mês.


8- Qual a camisa de força você utiliza nas suas competições e quanto de care over a mais consegue com a utilização deste importante equipamento nas competições de supino?

Uso uma camisa de força da marca HADES, que pra mim hoje é a melhor do mercado.
Comecei com uma HADES usada, experimentei MURPHY e não me adaptei, pela baixa pressão e resistência que ela oferecia, tenho, mas também não achei tão segura uma TITAN F6, então depois de conversar e desdobrar muito o Caramello ganhei uma HADES Zero Kilometro que me ajuda em torno de 60 a 80 kg a mais no supino, mas isso tudo esta agregado a técnica e quanto mais pesado estou maior a pressão e força na subida .
Em hipótese alguma entro em disputas sem camisa de força, pois já vi varias lesões graves por falta do uso delas e a proteção que elas proporcionam é absurda tanto para o ombro, quanto peito e tríceps.Não treino com cargas altas sem camisa.
Também já vi atletas se machucarem por colocarem cargas maiores que estão acostumados, como o caso do Bruno Chicolli que fraturou o antebraço e outros com camisas muito apertadas na qual a barra foi na cara do sujeito ou a camisa rasgou no meio.


9- Quem é seu maior ídolo (a) no esporte?

Gosto muito do supino do americano Scott Mendelson e também do terra do inglês Andy Bolton.
No Brasil tenho muita admiração pela Fernanda Deporte aqui de Porto Alegre, e bastante amizade e respeito pela Marilia Coutinho, Kleber Caramello e Ricardo Nort tanto como atletas quanto como pessoas.


10- Para finalizar o nosso bate papo deixe uma mensagem para quem esta começando!

Minha mensagem é um conselho pra que procurem boas academias com tradição no levantamento de peso, mas academias aonde você se sinta numa família e quem for lhe ensinar consiga lhe passar confiança nos treinos e no conhecimento.

Nenhum comentário: